segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Manifestação de Vilmar Person - Participação da Etnia Sueca na Semana da Pátria 2012 - Guarani das Missões


Autoridades nominadas
Secretaria de Educação
Presidentes:
Sociedade Cultural Guaraniense – Moises Marczewski
Braspol: Marino Kuligowski
Comunita Guaraniense Fratelli D’italia – Vinicios Giordani
                               Diversos são os temas que poderiam ser abordados nesta data tão importante para o Brasil, no entanto optei por tecer alguns pequenos comentários a respeito da imigração sueca para Guarani das Missões ou Colônia Guarany.

121 ANOS DE IMIGRAÇÃO – DOU O TITULO REDESCOBRINDO A IMIGRAÇÃO SUECA
                              Poucos foram os suecos que imigraram para o Brasil, e hoje em dia não tão conhecidos na Suécia. Estatisticamente 5.622 pessoas, de 1820 a 1920 100 anos, portanto. Um numero bastante baixo em relação aos outros grupos étnicos.
                                  A viagem longa, epidemias, reduziram o grupo de suecos, onde também a mortalidade infantil havia sido elevada, e ainda retornaram ao redor de 600 pessoas.
                                  Em Guarani das Missões, segundo analise se fixaram 25 famílias, que também reemigraram para a Argentina, onde hoje a descendência é bem maior.
                                Mas redescobrindo a imigração sueca. Iniciou lá nos meados dos anos 70 com o casal Flodell, e depois parou até 14/10/2005, quando inauguramos a primeira placa comemorativa, com suecos de Guarani, da região, do estado, da visinha Argentina, e ainda suecos da Suécia. 14/10/2005 foi o reconhecimento publico das autoridades constituídas, de que aqui estivemos e ajudamos a construir  a nossa querida guarani.
                                De lá para cá ano após ano, temos tido novas visitas, novos encontros, novos alentos, novos conhecimentos.
                                Depois da primeira marca, a placa comemorativa, tivemos a visita da Embaixadora Anika Markowicz, inauguramos o mural de nomes no museu na Casa Helena Carolina, plantamos o mastro de maio da praça, inauguramos novo memorial junto a capela da IECLB na Av. Castelo Branco, comemoramos os 120 anos de imigração em 2011, os 100 anos da imigração de Kiruna junto com a POLFEST.
                              Diversos foram os textos escritos, livros editados, em sueco, espanhol, português, participação na imprensa escrita, falada, televisionada. Tivemos matéria divulgada a nível de Brasil, na Rede Vida de televisão  e criamos um blog para contar estas historias. Fomos convidados pela curadora do Google do Brasil, para participar do projeto Geni, que é marco em genealogias no mundo.  Hoje, os Estados Unidos compete com o Brasil nos acessos no blog, quase que duplicando em relação aos acessos brasileiros, são mais de 30.000 acessos em 2 anos, enfim a nossa historia começa a ser contada.
                                  Ainda neste ano de 2012, de 01 a 25 de junho tivemos o privilegio de sermos brindados com uma fantástica viagem a formidável Suécia, terra que o sol não entra durante o verão, viagem esta considerada pelo Pastor Flodell “um milagre depois de 120 anos de estarmos de volta a nossa terra ancestral”,   lá encontrarmos parentes de segundo grau, de quarta geração, de conhecermos a descendência Persson, de irmos aos locais onde freqüentavam, a igreja, as terras. a  casa do ano de 1700 onde viveu a quinta avo e lá neste lugar recebermos impresso em sueco matéria sobre Guarani das Missões, no meio do mato, que lá estaríamos naquele dia,
                               De conhecermos toda Estocolmo, museus, igrejas, a primeira ilha wiking Birka, a segunda Valentina. De participar do dia nacional da Suécia em Skansen, de ver e assistir o cerimonial da família real, de viajar ao interior da Suécia, conhecer a vida no campo, conhecer praias, estar a 120 kilometros da capital da Noruega. Conhecer o prédio onde se encontram os Nobeis da paz, conhecer o cotidiano, a comida típica, os costumes, as pedras wikings (runicas). De terem feito especialmente o mastro de maio, cantado e embalando nossa alma, com suas musicas, como se fosse um sonho. Revimos amigos aqui do Brasil como o pastor batista Gregor Alert e a Marie, que trabalharam ali na dr. Pederneiras, e tantos outros. De lá ficamos sabendo da nova cônsul sueco na Argentina Viviane (wiki) Pritz Nilsson, conhecemos pessoalmente o presidente do instituto de imigração sueca Sven Salim.
                               Uma pagina se fecha, mas outra se abre, muito já andamos, mas muito temos a fazer.
                               Maio de 2013, aqui teremos novamente um encontro de suecos, fortalecendo cada vez mais os laços de amizade e fraternidade entre os 3 paises, Brasil, Argentina e Suécia.
                              Mas volto a realidade para dizer que acima de tudo somos brasileiros, trago de lá a minha mensagem de paz, de serenidade, a todo o povo Guaraniense e aos patrícios suecos.

Fogo Simbólico 



Tack så mycket – Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário