sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GFP Águia Branca brilha na Argentina


GFP Águia Branca brilha na Argentina
            Retornando aos áureos tempos, na última semana, nos dias 15 e 16 de setembro, o Grupo Folclórico Polonês Águia Branca, o Águia Branca como é conhecido e reconhecido brilhou nos palcos argentinos em meio a XXXIII Fiesta Nacional del Inmigrante, em Oberá, Província de Missiones.
            Evento ímpar, maior manifestação étnica da Argentina, a Festa do Imigrante, assim chamada, leva a seus palcos e aos palcos das Colectividades, dezenas de grupos folclóricos e atrações musicais das mais diversas vertentes artísticas. Desde Mercedes Sosa (in memorian), Tchê Garotos e Garotos de Ouro, estes do Brasil, em edições anteriores, à Vicentico, ex-Cadillac, um dos grandes representantes da música latino-americana, onde verdadeiras multidões acompanham seus shows pelo mundo inteiro.
            La Fiesta, na linguagem habitual, conta ainda com incontáveis atrações. Comercialmente disponibiliza ao turista, visitante e interessado em negócios, um amplo salão com as mais variadas marcas de automóveis, vestuário, calçados, doçaria, vidraçaria. O artesanato, marca registrada de verdadeiros artesãos, é percebido nos mais de 100 expositores do ramo, em pavilhão exclusivo, além de dezenas de indígenas, que vem de uma forma humilde, simples, negociar os diversos e imagináveis souvenirs de sua etnia, a indígena.
            O Parque do Imigrante, com mais de 10 hectares de área, conta com o Museo Histórico y de Ciencias Naturales Municipal, onde você encontra grande parte da fauna daquele país, de forma empalhada, bem como a história do município, dos colonizadores, com seus rudes equipamentos de trabalho, também neste lugar é mantida a história da festa com exposição de fotos, painéis, trajes, além da Federación de Colectividades, organizadora da festa. Nesta edição, trouxe para o Museu uma réplica de dinossauro, Giganotossaurus carolinii, habitante que viveu a aproximadamente 95 milhões de anos nas terras patagônicas, segundo estudos, somente seu crânio media em torno de 1,95m e seu tamanho chegava a 15m, local de grande visitação e de interesse geral.
    Não bastando, pode-se visitar dezesseis (16) Colectividades (Casas Étnicas), dentre elas, e uma das mais conceituadas, a Polaca, com uma casa de arquitetura singular, onde abriga o Ballet Nasza Mala Polska, participante das últimas edições da Polfest. Dentre as curiosidades da culinária, porco a moda wiking, comida japonesa, árabe, nórdica, brasileira, russa, portuguesa, costelões a moda dos pampas argentinos e uruguaios, enfim.
    O Águia Branca, representante polaco-brasileiro entrou no palco de shows às 22h da noite, logo após, apresentou-se na Casa da Etnia Tcheca e na Ucraniana, uma das sempre mais visitadas. Com um espetáculo contínuo de 27min, especialmente preparado para a ocasião, encantou o público presente com seus ritmos e cores, visivelmente percebida em seu novo traje.
    A Sociedade Cultural Guaraniense, agradece o empenho dos dançarinos, coreógrafo, da Diretoria, em especial, da dedicação dos pais acompanhantes.

    Enfim, uma grande experiência, que será repetida em setembro de 2013, onde desde agora o Águia Branca já encontra-se confirmado.
Moisés Marczewski
Presidente da Sociedade Cultural Guaraniense

Nenhum comentário:

Postar um comentário