sexta-feira, 29 de abril de 2011

HINO NACIONAL BRASILEIRO

HINO NACIONAL DA SUECIA

terça-feira, 26 de abril de 2011

120 anos de Imigração sueca, 1891 - 2011; 100 anos da imigração conhecida como "Caravana da Morte" 1911 - 2011 de Kiruna - Suecia.

Ola Amigos:


Guarani das Missões, se prepara para a 10ª POLFEST Internacional, de 26 a 29.05.2011. A POLFEST, por suas características evidenciam a cultura Polonesa, no entanto nesta edição se somam os Suecos para comemorar os 120 anos de Imigração sueca, 1891 - 2011; e lembrar os100 anos da imigração conhecida como "Caravana da Morte" 1911 - 2011 de Kiruna - Suécia.

Para estas comemorações, as articulações entre os descendentes suecos do Brasil, Argentina e Suécia se iniciaram em abril de 2010. Hoje já podemos contar com a confirmação e presença do Pastor e Historiador Dr. Sven Arne Flodell e sua esposa Gunvor Flodell, da Suécia, que já estão em Oberá, Província de Missiones na Argentina. Também é esperado a presença de familiares da família Lamberg em Oberá para o dia 21/05.

Leonardo E. Andersson, Cônsul sueco honorário da Província de Missiones é um grande incentivador destes laços de amizade, bem como a comunidade nórdica, sem deixar de mencionar nosso conhecido e amigo Cônsul polonês da mesma Província, Miguel A. Skobrow e poloneses e amigos do Brasil e do Mundo.

PROGRAMAÇÃO DA COMITIVA SUECA NA ARGENTINA

21/05 - Apresentação dos livros, da Gunvor, Ruth, Linneo, com palestra alusiva a Imigração, em Oberá; as 15 horas - visita ao cemitério sueco; as 17 horas- Aula Magna no Instituto Carlos Linneo e as 21 horas jantar com baile na Casa Nórdica no Parque dos Imigrantes de Oberá - AR.

22/05 - Missa recordatoria da Imigração e descerramento do Mural Dalahästen - Templo Olaus Petri as 10 horas;

24/05 - 120 e 100 anos de Imigração sueca a América do Sul, jantar - Parque sueco;

PROGRAMAÇÃO DA COMITIVA SUECA NO BRASIL 120 - 100 anos.

27/05 - Festejos em Viadutos, no CTG;

28/05 - Festejos em Ijui, no Centro Cultural Sueco 9 horas recepção; 10 horas culto; 10 h e 30 min, lançamento da revista dos 20 anos da Etnia Sueca em Ijui e pronunciamentos; 10 h e 30 min almoço tipico; 14 horas inauguração do Mastro de Midsommar e as 15 horas - apresentações artísticas e integração;



PROGRAMAÇÃO COMITIVA SUECA EM GUARANI DAS MISSÕES NA POLFEST no Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski.



28/05 - As 17 horas apresentação do Grupo de danças nórdicas de Oberá;

29/05 - as 8 h e 30 min, Culto Ecumênico com lembrança dos 120 anos de Imigração Sueca e Polonesa na "Colônia Guarany" e os 100 anos da imigração de Kiruna; as 10 horas o 2º Encontro da Etnia Sueca (descendentes) no pavilhão central do parque de eventos, com palestra do Dr. Sven Arne Flodell e esposa Gunvor, grandes conhecedores desta magnífica história da imigração, e outras atividades afins, até o meio dia. A tarde apresentações de Grupos Folclóricos conforme programação, já publicada neste blog.

FICA O NOSSO CONVITE A TODOS.



Abraços Nórdicos










quarta-feira, 20 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MIDSOMAR - FOLCLORE SUECO


ESCUDO NACIONAL SUECO - TRES COROAS

Gracias Vilmar por tus preguntas del Escudo Nacional Sueco las tres coronas. Desde 1290 usaban los reyes las tres coronas como escudo posiblemente copiando los tres reyes en la Biblia. En 1400 fueron simbolos de los tres paises Suecia, Noruega y Dinamarca en un reino. Ahora es Escudo Nacional pero solo para Suecia. Mejor pensar en los Tres Reyes, un simbolo religioso que pocos conocen hoy en dia.



RAINHA E PRICESAS DA 10ª POLFEST Internacional com Traje de Gala

Noticia: Guarani das Missões (13.04.2011)


          SOBERANAS DA 10ª POLFEST INTERNACIONAL JÁ TEM TRAJE DE GALA
            Vestidos foram produzidos por Marlei Dorneles e o modelo remente aos trajes usados pela Nobreza Polonesa na Idade Média.            Há menos de dois meses para o ínicio da maior festa polonesa dos países do MERCOSUL, os preparativos para a 10° POLFEST INTERNACIONAL estão a todo o vapor. São contatos, orçamentos, confecções de artesanato, obras de reparação, comercialização de espaços internos e externos, bailes, folclores, entre outros. Além disso, desde a escolha das Soberanas do Evento, a Comissão Social tem trabalhado na elaboração do traje das representantes, as quais tem a importante função de divulgar a 10° edição do evento nacional e internacionalmente.
            As princesas Karine Kotlewski, e Patrícia Rolland, da mesma forma que a rainha Patrícia Gurski conheceram o traje de gala no inicio do mes de abril, quando o mesmo teve a confecção concluída. As Soberanas vestem um vestido longo, o qual, conforme a presidente, da Comissão Social da 10° Polfet, Joseane Nascimento, tem por base o modelo dos trajes utilizados na Polônia e Lituania pela nobreza, em meados do século XVII, na Idade Media.
            O modelo dos vestidos chama-se Strój Sziachechi.
O termo polonês "Szlachta", de acordo com Joseane, designava a "classes gentis" ou a "classe nobre". Abrangia idéia de nobreza de sangue: "um nobre específico era chamado um "szlachcic", uma nobre "szlachcianka", explica a preseidente da Comissão Social.            Todo o desenho foi feito com base em pesquisa cultural. Joseane ressalta a beleza e os cuidados na confecção dos vestidos: "Os vestidos longos são distinguidos pela beleza dos trajes inteiramente por exatidão, com mangas, pregueado na cintura e detalhes finalizado em renda ou pele de carneiro. Costurado com lençóis e tecidos leves para o verão, mas também de seda, cetim, veludo, e tecido de ouro, acolchoados com botões decorativos, para o inverno.Era de uso comum o manto,sobre os "vestidos", comenta.
            A escolha dos calçados também retratam a cultura de uma época remota, Joseane explica que na época que os sapatos em couro eram apenas da nobreza, "os mais pobres usavam sapatos na cor preta, os ricos podiam comprar na cor vermelha ou dourada", explicou. Além dos vestidos, as soberanas usarão uma capa, sendo no da rainha bordado a Águia Branca, tradicional símbolo polonês.
            Os vestidos são de um tecido denominado de "Brocado", encontrado na fábrica Italitex, São Paulo. A confecção dos mesmos foi realizada por Marlei Dorneles em seu ateliê localizado em Guarani das Missões. Já a aplicação/bordado foi feita por Helena Hamerski, também em Guarani.

            10° POLFEST
            Nesta edição, a POLFEST irá comemorar os "120 Anos da Imigração e Colonização Polonesa e Sueca na Colônia Guarani". Sendo assim, a programação será imcrementada com manifestações culturais da cultura sueca.
            Conforme o presidente da 10° Polfest, Moises Marczewski, o evento contará com a exposição de artesanato polônes, exposição gastronômica, folclores e religiosidade. Além disso será realizada a 1° Maratona Imigrante, o 2° Encontro Show de Bandonistas e Violinistas, e, o 2° Festival do "Pierogi", prato polonês. Palestras, oficinas de artesanato e bailes também fazem parte da programação.
            O evento acontece entre os dias 26 a 29 de maio, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski. De acordo com Moises, é esperado um público das outras edições, superando o número de 35 mil pessoas, visitantes e turistas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Polônia e Suécia.

Fotos: Vick Almeida
Fonte/Crédito: Moisés Marczewski

terça-feira, 5 de abril de 2011

RAINHA E PRICESAS DA 10ª POLFEST Internacional com Traje de Gala

Soberanas da 10ª  e 11ª Polfest Internacional
Rainha Patrícia Gurski e
Princesas Karine de Castro Kotlewski e Patrícia Rolland