quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Redescobrindo a Imigração Sueca




Redescobrindo a Imigração Sueca
O universitário sueco Mickael Sjöberg de Estocolmo – Suécia, está em Oberá – Missiones Argentina, fazendo um documentário sobre os imigrantes suecos de 1891.
Na oportunidade visitou Guarani das Missões nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, realizando tomadas de imagens e entrevistas para completar seu curso de cineasta, cujo tema principal abordado é a Imigração Sueca, sendo que na Suécia este tema é de pouco ou nenhum conhecimento.
AS tomadas de imagens foram realizadas no cemitério municipal, no monumento da praça, na IECLB, imagens da atual Guarani, da ponte sobre o Rio Comandai, realizou também visita a Casa da Cultura Helena Carolina, na Casa de Pedra na Esquina Ipiranga, na Famíla Galon, fez tomada de imagens da produção de leite,  documentou o plantio de soja, concedeu entrevista na Radio Guaramano, e colheu depoimentos de Vilmar Person e Bertil Bolivar Nilsson.
O estudante visitou também o Gabinete da Prefeita Municipal, e retornou a Oberá na segunda (27) na parte da tarde. Mickael Sjöberg disse estar impressionado com a hospitalidade e o clima brasileiro, onde se pode plantar e colher praticamente de tudo, já que o clima da Suécia não permite. Experimentou o butiá, a cachaça de alambique, abóbora, milho verde entre outros, uma vez que o mesmo é vegetariano.




https://vimeo.com/96786141